Os princípios SOLID representam um conjunto de diretrizes fundamentais para o desenvolvimento de software, visando melhorar a qualidade do código. Pois, esses princípios promovem manutenção, escalabilidade e organização no desenvolvimento. Por isso, Robert C. Martin, escreveu esses cinco princípios do SOLID oferecem soluções estruturadas para problemas comuns no ciclo de vida do software.
Definição: Uma classe deve ter apenas uma responsabilidade, ou seja, uma única razão para ser alterada. Afinal, cada classe precisa focar em um propósito específico.
Exemplo prático: Se uma classe “Relatório” manipula tanto a coleta de dados quanto a geração de arquivos PDF, ela viola o SRP. Entretanto, se separar essas responsabilidades em duas classes distintas melhora a organização do código. Assim:
Definição: Classes devem estar abertas para extensão, mas fechadas para modificação. Visto que, novos comportamentos podem ser adicionados sem alterar o código existente.
Exemplo prático: Um sistema de pagamento que utiliza a classe “Pagamento” pode ser projetado com uma interface. Assim, cada novo método de pagamento é implementado por uma nova classe derivada.
Dessa forma, a adição de um novo método de pagamento não exige modificação das classes existentes.
Definição: Objetos de uma classe base devem poder ser substituídos por objetos de suas subclasses sem comprometer a funcionalidade do programa.
Exemplo prático: Se você tem uma classe base “Forma” com um método “CalcularÁrea”, as subclasses “Retângulo” e “Círculo” devem implementar esse método corretamente. Um código como:
public double CalcularÁrea(Forma forma) {
return forma.Area();
}
Desse modo, deve funcionar adequadamente para qualquer subclasse de “Forma” sem necessitar de verificações adicionais.
Definição: Uma classe não deve ser forçada a implementar métodos que não utiliza. Assim, isso evita dependência de funcionalidades irrelevantes.
Exemplo prático: Uma interface genérica “Animal” com métodos como “Voar”, “Nadar” e “Correr” forçaria um “Cachorro” a implementar métodos desnecessários. Então, divida em interfaces menores como:
Assim, cada classe implementa apenas o que realmente necessita.
Definição: Módulos de alto nível não devem depender de módulos de baixo nível. Afinal, ambos devem depender de abstrações.
Exemplo prático: Então, considere um serviço de envio de e-mails. Visto que, uma boa implementação utiliza uma interface “EmailService”. Dessa forma, o módulo de alto nível interage com a abstração, permitindo flexibilidade para mudar o provedor sem impactar o sistema.
Em resumo, os princípios SOLID são fundamentais para a construção de sistemas robustos e sustentáveis. Pois, aplicá-los no dia a dia exige prática, mas os resultados valem o esforço. Afinal, o objetivo de qualquer engenheiro de software é criar soluções que perdurem e ofereçam valor real aos seus usuários.
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