O Single Responsibility Principle (SRP) é um dos fundamentos do SOLID, que orienta a criação de sistemas mais limpos e sustentáveis. Então, este princípio estabelece que uma classe deve ter apenas uma responsabilidade. Dessa forma, há maior clareza no código, facilitação na manutenção e redução de acoplamentos desnecessários.
Definição: Cada módulo ou classe deve ter uma única razão para mudar. Já que, ele deve ser responsável por apenas um aspecto ou funcionalidade do sistema.
Importância: Adotar o SRP torna o código mais previsível e organizado. Afinal, classes com responsabilidades claras são mais simples de entender, testar e modificar. Ademais, quando surgem novos requisitos, é mais fácil localizar o ponto correto para as alterações.
Uma classe viola o SRP quando executa funções que não estão relacionadas. Por exemplo:
class UsuarioService {
public void AdicionarUsuario() {
// Lógica para adicionar um usuário
}
public void GerarRelatorio() {
// Lógica para gerar relatório
}
}
Neste cenário, a classe “UsuarioService” está acumulando responsabilidades. Então, uma separação correta seria:
Vamos imaginar um cenário em que você precisa lidar com o cadastro de usuários e envio de e-mails.
Antes do SRP:
class UsuarioService { public void AdicionarUsuario() { // Lógica para adicionar usuário no banco } public void EnviarEmailBoasVindas() { // Lógica para envio de e-mail } }
Depois do SRP:
class UsuarioService {
public void AdicionarUsuario() {
// Lógica para adicionar usuário no banco
}
}
class EmailService {
public void EnviarEmailBoasVindas() {
// Lógica para envio de e-mail
}
}
Essa separação permite que o comportamento de cada classe seja alterado sem impacto negativo no sistema todo.
O Single Responsibility Principle é essencial para manter a qualidade no desenvolvimento de software. Seguindo esse princípio, os desenvolvedores garantem que suas aplicações sejam escaláveis, manuteníveis e robustas. Portanto, adotar o SRP não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade para sistemas modernos e sustentáveis.
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